quinta-feira, 10 de março de 2011

Pedagogos, Atividades Musicais e Educação Infantil

Não conseguimos imaginar um ambiente de educação infantil sem música. Isso porque a música é parte integrante do universo das atividades infantis. O próprio pedagogo costuma organizar as atividades musicais em suas escolas, com base em sua bagagem musical, em suas experiências como ser humano cultural e como ser musical. Entretanto, nota-se uma grande carência e  vontade  desses professores no sentido de compreender o papel da música no desenvolvimento infantil e de melhor organizar as atividades musicais no dia a dia da criança na escola. A música, nesse ambiente,deve ser pensada com o intuito de criar condições de possibilidade para que as crianças possam ouvir, criar e compreender o imenso universo musical cultural além de elas poderem expressar-se musicalmente. As atividades musicais na escola não devem ser pensadas somente como um produto das festas escolares, mas como parte do processo de desenvolvimento infantil. Assim, pedagogos também devem ter formação para a organização de atividades musicais no ambiente escolar e, a escola e as universidades, deveriam investir nessa formação, fazendo uma grande parceria com os educadores musicais.

Um comentário:

  1. Trabalho na Secretaria de Educação do DF e grande parte dos professores possuem muitos anos de profissão e consequentemente de formação. Os cursos de formação de pedagogos que eram oferecidos a alguns anos atrás não tinham a visão de desenvolver as disciplinas voltadas para a arte e quando isso acontecia, era de forma superficial. Hoje, creio eu, que os cursos estão começando a se organizar de forma que possam oferecer uma formação melhor nesse sentido. Algo bom para os novos professores. E com os que possuem mais tempo de caminhada? O que fazer? Investir na formação continuada! Essa formação pode ser em cursos promovidos por instituições educacionais ou em universidades, mas é preciso enxergar também, o espaço da escola como um ambiente que pode oferecer esse tipo de formação. Temos um horário voltado apenas para a coordenação. Por que não usar parte desse tempo para dar continuidade a nossa formação? Interessante a questão da parceria - é importante convidar pessoas que possam oferecer palestras, oficinas e compartilhar vivências que possam contribuir para a formação continuada e a para melhoria da prática docente.

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