quinta-feira, 10 de março de 2011

A organização de atividades musicais na educação infantil

Qualquer pedagogo, algum dia, já organizou atividades musicais no ambiente de educação infantil. Isso, porque a música faz parte da rotina de qualquer criança, principalmente nessa faixa etária. Assim, não há como imaginar educação infantil, sem música. Entretanto, algumas questões podem ser aí instauradas, como, por exemplo, de que modo as atividades musicais são organizadas nesse ambiente? Quais são essas atividades e quais músicas esses professores utilizam? Leva-se em consideração o repertório cantado pela criança em seu dia a dia, ou impõe-se músicas distantes de suas realidades e, que muitas vezes só pertencem ao imáginário do professor, como sendo o "repertório musical da infância" do século XXI? Qual a formação do pedagogo em relação à organização de atividades musicais na escola? Existem discussões sobre o papel da música no desenvolvimento infantil nesse contexto? Quando organizadas, as atividades musicais são pensadas como atividades que criem condições de possibilidade para a criança ouvir, criar, compreender e expressar-se musicalmente a fim de propiciar um processo de desenvolvimento da musicalidade, ou elas são organizadas só como produto das festas escolares? Existe parceria entre pedagogos e músicos na escola? Essas são questões que precisarm ser discutidas na formação do pedagogo, no espaço escolar e na educação musical como um todo.

Um comentário:

  1. Realmente não dá pra imaginar educação infantil sem música e muitas questões estão sendo levantadas sobre a música que é desenvolvida neste espaço. Penso que todas essas reflexões são de fundamental importância tanto para o docente em sua prática pedagógica, como para a criança, que pode vir a ter um espaço musical melhor aproveitado na escola. Para concluir, gostaria apenas de refletir um pouco sobre a preferência musical da criança do século XXI. Trabalho numa escola de educação infantil e lá as crianças tem a liberdade de ouvir e cantar as músicas que quiserem. Tenho observado que as músicas que elas gostam são as mesmas que os adultos gostam. Por que isso acontece? Talvez porque exista pouca composição voltada ao público infantil? Talvez porque o mercado da música não tem interesse em investir em músicas infantis? Isso pode contribuir para que a criança se torne um adulto em miniatura? Talvez seja esse o interesse do mercado? Ou talvez a pouca música que existe voltada a esse público menospreza a capacitada intelectual da criança de hoje e não atrai o interesse delas?
    Mais questões para refletirmos...

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