Espaço para partilhar atividades musicais que acontecem nos mais diversos contextos e modos de expressão.
(Dra. Patrícia Pederiva -
Professora da Universidade de Brasília -
Faculdade de Educação -
Departamento de Métodos e Técnicas -
Pesquisadora em Atividades Musicais e Educação -
pat.pederiva@gmail.com)
A música é um elemento que faz parte da vida do ser humano. Além de contribuir com o desenvolvimento da criatividade, é também uma forma de expressão, uma linguagem que traduz formas sonoras, comunicando sensações, pensamentos e sentimentos. Mexe com o corpo e com a mente das pessoas. Estamos sempre rodeados de sons. Podemos extrair e produzir som de várias formas. Não precisamos necessariamente de instrumentos e estudos aprofundados na área musical para aproveitar os benefícios que o uso da música nas escolas pode trazer aos educandos. Como podemos ver neste vídeo, ao produzir som com o próprio corpo, os alunos desenvolvem a coordenação motora, a atenção (relacionada a marcação) e a disciplina(onde cada tem a hora de participar). A linguagem musical é caracterizada pela produção, apreciação e reflexão, estrutura essa que podemos ver neste vídeo. Roberta Neres de Moura Coelho
Muito Legal, é importante trabalharmos esse tipo de atividade na sala de aula, a exploração do corpo é imensa, a criatividade musical de cada um, e aprender que não precisamos necessariamente de instrumentos e estudos aprofundados na área musical para aproveitar os benefícios que o uso da música.
A música é um elemento que faz parte da vida do ser humano. Além de contribuir com o desenvolvimento da criatividade, é também uma forma de expressão, uma linguagem que traduz formas sonoras, comunicando sensações, pensamentos e sentimentos. Mexe com o corpo e com a mente das pessoas.
ResponderExcluirEstamos sempre rodeados de sons. Podemos extrair e produzir som de várias formas. Não precisamos necessariamente de instrumentos e estudos aprofundados na área musical para aproveitar os benefícios que o uso da música nas escolas pode trazer aos educandos. Como podemos ver neste vídeo, ao produzir som com o próprio corpo, os alunos desenvolvem a coordenação motora, a atenção (relacionada a marcação) e a disciplina(onde cada tem a hora de participar). A linguagem musical é caracterizada pela produção, apreciação e reflexão, estrutura essa que podemos ver neste vídeo.
Roberta Neres de Moura Coelho
Eles fazem com aparente facilidade o que agente (turma de Fund. musicais na educ.) "apanhou" um pouquinho para fazer na sala.
ResponderExcluirMuito Legal, é importante trabalharmos esse tipo de atividade na sala de aula, a exploração do corpo é imensa, a criatividade musical de cada um, e aprender que não precisamos necessariamente de instrumentos e estudos aprofundados na área musical para aproveitar os benefícios que o uso da música.
ResponderExcluir