Qualquer pedagogo, algum dia, já organizou atividades musicais no ambiente de educação infantil. Isso, porque a música faz parte da rotina de qualquer criança, principalmente nessa faixa etária. Assim, não há como imaginar educação infantil, sem música. Entretanto, algumas questões podem ser aí instauradas, como, por exemplo, de que modo as atividades musicais são organizadas nesse ambiente? Quais são essas atividades e quais músicas esses professores utilizam? Leva-se em consideração o repertório cantado pela criança em seu dia a dia, ou impõe-se músicas distantes de suas realidades e, que muitas vezes só pertencem ao imáginário do professor, como sendo o "repertório musical da infância" do século XXI? Qual a formação do pedagogo em relação à organização de atividades musicais na escola? Existem discussões sobre o papel da música no desenvolvimento infantil nesse contexto? Quando organizadas, as atividades musicais são pensadas como atividades que criem condições de possibilidade para a criança ouvir, criar, compreender e expressar-se musicalmente a fim de propiciar um processo de desenvolvimento da musicalidade, ou elas são organizadas só como produto das festas escolares? Existe parceria entre pedagogos e músicos na escola? Essas são questões que precisarm ser discutidas na formação do pedagogo, no espaço escolar e na educação musical como um todo.
Espaço para partilhar atividades musicais que acontecem nos mais diversos contextos e modos de expressão. (Dra. Patrícia Pederiva - Professora da Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas - Pesquisadora em Atividades Musicais e Educação - pat.pederiva@gmail.com)
quinta-feira, 10 de março de 2011
Pedagogos, Atividades Musicais e Educação Infantil
Não conseguimos imaginar um ambiente de educação infantil sem música. Isso porque a música é parte integrante do universo das atividades infantis. O próprio pedagogo costuma organizar as atividades musicais em suas escolas, com base em sua bagagem musical, em suas experiências como ser humano cultural e como ser musical. Entretanto, nota-se uma grande carência e vontade desses professores no sentido de compreender o papel da música no desenvolvimento infantil e de melhor organizar as atividades musicais no dia a dia da criança na escola. A música, nesse ambiente,deve ser pensada com o intuito de criar condições de possibilidade para que as crianças possam ouvir, criar e compreender o imenso universo musical cultural além de elas poderem expressar-se musicalmente. As atividades musicais na escola não devem ser pensadas somente como um produto das festas escolares, mas como parte do processo de desenvolvimento infantil. Assim, pedagogos também devem ter formação para a organização de atividades musicais no ambiente escolar e, a escola e as universidades, deveriam investir nessa formação, fazendo uma grande parceria com os educadores musicais.
Assinar:
Postagens (Atom)