Espaço para partilhar atividades musicais que acontecem nos mais diversos contextos e modos de expressão.
(Dra. Patrícia Pederiva -
Professora da Universidade de Brasília -
Faculdade de Educação -
Departamento de Métodos e Técnicas -
Pesquisadora em Atividades Musicais e Educação -
pat.pederiva@gmail.com)
Eu adorei este video! O "casamento" das vozes delas é perfeito! A brincadeira ritmica com os potinhos deu uma sonoridade muito legal! Muito Bacana Ana Carolina de Oliveira Vieira
Achei esse vídeo MUITO legal, e me fez lembrar um trechinho de uns dos meus livros preferidos, "A bruxa de Portobello" do Paulo Coelho, que fala assim:
“ Tudo se move. E tudo se move com um ritmo. E tudo que se move com um ritmo provoca um som; isso está acontecendo aqui e em qualquer lugar do mundo neste momento. Nossos ancestrais notaram a mesma coisa, quando procuravam fugir do frio em suas cavernas: as coisas se moviam e faziam barulho. Os primeiros seres humanos talvez tivessem olhado isso com espanto, e logo em seguida com devoção: entenderam que esta era a maneira de uma Entidade Superior comunicar-se com eles. Passaram a imitar os ruídos e os movimentos à sua volta, na esperança de comunicar-se também com esta Entidade: a dança e a música acabavam de nascer. Há alguns dias você me disse que, dançando, consegue comunicar-se com algo mais poderoso que você. ”
Incrível! É fascinante a coordenação delas de estar cantando em um ritmo tão diferente do que estão batendo o objeto. E eu pensava que o batuque da latinha - fome come era complicado...rs
Que vídeo maravilhoso! Muito interessante a forma com que as meninas fizeram a composição musical, com um material diversificado e que possui uma sonoridade muito específica. Fiz a experiência de escutar a música de olhos fechados e realmente a composição ficou completa, parece que elas utilizaram vários instrumentos sofisticados. Muito interessante mesmo!
Goste muito e achei muito interessante o vídeo e a música,que por sinal é bem parecido com o jogo musical que meu grupo compartilhou com a turma, mas o que mais me impressionou foi a coordenação motora das meninas, a sincronia é perfeita fazendo com que pareça instrumentos musicais feitos especialmente para fazer musica, mas na verdade eram apenas potes que parecem com potes de margarina.
Nossa, essas meninas são demais, muito interessante esse jogo, ficou tudo de bom esse video, nossa eu nem se quisessem conseguiriam fazer tudo isso com tanta sintonia e perfeição.
Incrível!! As meninas cantam muito bem, uma melodia a três vozes e marcação do ritmo através do instrumento (as caixinhas de margarina). Mas, diferente do compartilhamento feito em sala, aqui, a brincadeira fica como plano de fundo, por isso, as vezes, para se dar maior atenção às vozes a marcação para. Mas elas são super afinadas, e mantêm o andamento até o fim (e está bem rápido).
Muito bom, inspirador esse vídeo. Interessante como elas fazem parecer fácil, como são afinadas e como o ritmo é marcado só com as caixinhas. Muito bom, serve como um bom exemplo para tentarmos levar algo semelhante pra uma sala de aula.
Esse vídeo é cativante, daquele tipo que não cansa de assistir...muito bom! O ritmo, a sincronia delas, a divisão de vozes, cada uma num tom, e as vozes delas são lindas! Fui ouvir a música original...e sinceramnete ficou melhor com os potes de margarina...kkkk...de verdade...rs! Se eu pudesse perguntar algo a elas...perguntaria quanto tempo treinaram para chegar nesse nível?...rs =)
Maravilhoso, a concentração delas é notória, pois além de terem que fazer todo o trabalho com a mão tem que prestar atenção nas notas q elas vão cantar e para não se influenciarem pelas outras cantando notas distintas.
Eu adorei este video! O "casamento" das vozes delas é perfeito! A brincadeira ritmica com os potinhos deu uma sonoridade muito legal! Muito Bacana
ResponderExcluirAna Carolina de Oliveira Vieira
Achei esse vídeo MUITO legal, e me fez lembrar um trechinho de uns dos meus livros preferidos, "A bruxa de Portobello" do Paulo Coelho, que fala assim:
ResponderExcluir“ Tudo se move. E tudo se move com um ritmo. E tudo que se move com um ritmo provoca um som; isso está acontecendo aqui e em qualquer lugar do mundo neste momento. Nossos ancestrais notaram a mesma coisa, quando procuravam fugir do frio em suas cavernas: as coisas se moviam e faziam barulho. Os primeiros seres humanos talvez tivessem olhado isso com espanto, e logo em seguida com devoção: entenderam que esta era a maneira de uma Entidade Superior comunicar-se com eles. Passaram a imitar os ruídos e os movimentos à sua volta, na esperança de comunicar-se também com esta Entidade: a dança e a música acabavam de nascer. Há alguns dias você me disse que, dançando, consegue comunicar-se com algo mais poderoso que você. ”
Incrível! É fascinante a coordenação delas de estar cantando em um ritmo tão diferente do que estão batendo o objeto. E eu pensava que o batuque da latinha - fome come era complicado...rs
ResponderExcluirLeonardo de Queiros Souza
Elas são boas nisso... Só lembro-me quando os colegas de turma tentaram nos ensinar e todos passaram aperto...
ResponderExcluirQuem sabe se fizéssemos em grupos de três pessoas não pegaríamos com mais facilidade, né?
Sarah Sena
Que vídeo maravilhoso! Muito interessante a forma com que as meninas fizeram a composição musical, com um material diversificado e que possui uma sonoridade muito específica. Fiz a experiência de escutar a música de olhos fechados e realmente a composição ficou completa, parece que elas utilizaram vários instrumentos sofisticados. Muito interessante mesmo!
ResponderExcluirPatrícia Lima
Goste muito e achei muito interessante o vídeo e a música,que por sinal é bem parecido com o jogo musical que meu grupo compartilhou com a turma, mas o que mais me impressionou foi a coordenação motora das meninas, a sincronia é perfeita fazendo com que pareça instrumentos musicais feitos especialmente para fazer musica, mas na verdade eram apenas potes que parecem com potes de margarina.
ResponderExcluirNossa, essas meninas são demais, muito interessante esse jogo, ficou tudo de bom esse video, nossa eu nem se quisessem conseguiriam fazer tudo isso com tanta sintonia e perfeição.
ResponderExcluirIncrível!! As meninas cantam muito bem, uma melodia a três vozes e marcação do ritmo através do instrumento (as caixinhas de margarina). Mas, diferente do compartilhamento feito em sala, aqui, a brincadeira fica como plano de fundo, por isso, as vezes, para se dar maior atenção às vozes a marcação para. Mas elas são super afinadas, e mantêm o andamento até o fim (e está bem rápido).
ResponderExcluirMuito bom, inspirador esse vídeo. Interessante como elas fazem parecer fácil, como são afinadas e como o ritmo é marcado só com as caixinhas. Muito bom, serve como um bom exemplo para tentarmos levar algo semelhante pra uma sala de aula.
ResponderExcluirRogério Flores
Esse vídeo é cativante, daquele tipo que não cansa de assistir...muito bom! O ritmo, a sincronia delas, a divisão de vozes, cada uma num tom, e as vozes delas são lindas! Fui ouvir a música original...e sinceramnete ficou melhor com os potes de margarina...kkkk...de verdade...rs! Se eu pudesse perguntar algo a elas...perguntaria quanto tempo treinaram para chegar nesse nível?...rs =)
ResponderExcluirEste vídeo é muito interessante! o ritmo e sincronia são perfeitos..
ResponderExcluirMaravilhoso, a concentração delas é notória, pois além de terem que fazer todo o trabalho com a mão tem que prestar atenção nas notas q elas vão cantar e para não se influenciarem pelas outras cantando notas distintas.
ResponderExcluir