quarta-feira, 9 de março de 2011

Atividade musical como processo

Todas as pessoas são musicais. No dia a dia, elas se expressam das mais diversas formas, nos mais variados contextos. O papel da escola é criar condições de possibilidade para o desenvolvimento dessa musicalidade e para a vivência do universo musical cultural. Para isso não basta a imitação, nem somente o foco no produto, mas também no processo. Crianças devem ter a possibilidade de ouvir, criar, explorar e compreender como as diversas músicas estão organizadas.

3 comentários:

  1. A escola precisa criar condições para que a música seja vivenciada, mas na maioria das vezes, ela não sabe como fazê-lo, os professores não sabem como fazer. Por esse motivo, o foco fica na imitação e no produto. Não há reflexão sobre o fazer musical. Reforço, portanto, a importância da formação do professor, seja inicial ou continuada. O professor precisa buscar meios para conquistar esse conhecimento e conseqüentemente, saber agir.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir