Todas as pessoas são musicais. No dia a dia, elas se expressam das mais diversas formas, nos mais variados contextos. O papel da escola é criar condições de possibilidade para o desenvolvimento dessa musicalidade e para a vivência do universo musical cultural. Para isso não basta a imitação, nem somente o foco no produto, mas também no processo. Crianças devem ter a possibilidade de ouvir, criar, explorar e compreender como as diversas músicas estão organizadas.
Espaço para partilhar atividades musicais que acontecem nos mais diversos contextos e modos de expressão. (Dra. Patrícia Pederiva - Professora da Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas - Pesquisadora em Atividades Musicais e Educação - pat.pederiva@gmail.com)
A escola precisa criar condições para que a música seja vivenciada, mas na maioria das vezes, ela não sabe como fazê-lo, os professores não sabem como fazer. Por esse motivo, o foco fica na imitação e no produto. Não há reflexão sobre o fazer musical. Reforço, portanto, a importância da formação do professor, seja inicial ou continuada. O professor precisa buscar meios para conquistar esse conhecimento e conseqüentemente, saber agir.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiri Estupendo!
ResponderExcluir